Mesmo que o livro prometesse um terror de arrepiar, o que eu achei foi só mais um autor que ficou na margem segura e surpreendeu bem pouco o leitor.

 
Título: Jogos Macabros
Autor: R.L. Stine
Tradutor: Alice Klesck
Páginas: 280
Ano: 2016
Editora: Globo Alt
ISBN: 9788525060402
Avaliação:   | Regular.
Sinopse: A história se passa na velha cidade de Shadyside, nos EUA, conhecida por ser palco de acontecimentos misteriosos e aterrorizantes envolvendo os alunos da escola local. Todos na região conhecem a excêntrica e rica família Fear, e sabem também do passado terrível que os assombra. Apesar desses histórico nada promissor, Brendan Fear parece ser um garoto diferente de sua família. Gentil e simpático, o jovem vive rodeado de colegas e chama a atenção de Rachel Martin, uma garota simples, colega de classe dele. Quando o aniversário de Brendan está prestes a chegar, ele começa a planejar uma comemoração um tanto diferente na isolada ilha do Medo, onde existe um casarão de veraneio pertencente à família Fear. Rachel é uma das convidadas para passar o final de semana no local sombrio e, contrariando os avisos dos amigos, decide ir. No caminho, coisas estranhas já começam a acontecer e, ao chegarem à mansão, Brendan dá as coordenadas para o início de um jogo que se revelará o mais mortal de todos.

✖✖✖

Quando a editora Globo Alt começou a divulgar alguns quotes do livro nas redes sociais e fazer um suspense, prometendo um livro de terror muito macabro, posso dizer que fiquei particularmente empolgado, afinal já faz algum tempo que não leio algo do gênero — o que é algo estranho, já que é um dos gêneros que eu mais aprecio na literatura. Quando esse livro chegou, eu definitivamente fiquei ainda mais ansioso. A capa, as fontes, um marcador de um garotinho enforcado (exclusivo para blogs): todo o trabalho gráfico só veio reforçar ainda mais as minhas expectativas. A chegada do livro só podia significar uma coisa: largar mão de tudo o que eu estava lendo para poder lê-lo. Mas talvez estar muito confiante e guardar expectativas demais, tenha sido um erro.

Na trama, Rachel Martin trabalha como garçonete no Lefty's, estuda na Shadyside High e está na mesma turma que Brendan Fear. Eles nunca tinham se falado, mas mesmo assim Rachel já tinha uma "quedinha" por ele. Um dia ele entra no Lefty's pra comer com seus amigos e acaba conhecendo de fato a Rachel. Para se conhecerem melhor, ele acaba chamando-a para ir a sua festa de aniversário no final de semana. A festa acontecerá no casarão da Ilha do Medo, uma velha mansão que pertence a família Fear. Rachel não pensa duas vezes e aceita. Os Fear's são a família fundadora da cidade e todos sabem bem que é uma família amaldiçoada, pessoas que utilizaram magia negra para ficar no poder. Amy, melhor amiga de Rachel, tenta avisá-la, mas será que Rachel dará o benefício da dúvida para Brendan ou ela vai ouvir sua melhor amiga e acreditar em todos os boatos que correm pela cidade?
— Ai, minha nossa. Não acredito que você vai começar de novo com o negócio dos Fear. Você gosta tanto assim de histórias do passado?
— Noa é história do passado, Rach. —Seus olhos verdes cintilaram. — Tem uma maldição na família Fear.
Claramente, o ponto que mais me irritou na obra, foram os personagens. Primeiro, achei a protagonista meio burrinha e irritante — um clichê bem comum no terror; segundo, não só a protagonista mas o restante dos personagens são bem clichês e em terceiro, tem um personagem extremamente machista que me deixou puto irritou durante a leitura inteira. Esse personagem fala com as meninas como se todas elas quisessem ele e ele acaba fazendo alguns gestos obscenos com as garotas que, mesmo contra a vontade delas, não repreendiam-no  muito menos os outros personagens. Por mais que eu ache que a maioria dos personagens fossem bem fracos, eu odiei ter que aguentar o personagem machista.

Vamos falar de terror então? Inicialmente eu estava intrigando, querendo desvendar os mistérios e descobrir se Brendan iria fazer parte de todo esse falatório da cidade ou se seriam apenas boatos mesmo. De início, realmente acontecem algumas coisas que deixaram o suspense no ar, mas não se iludam, isso logo acaba. Algo que me desapontou e me frustrou muito durante a leitura — vou tentar dizer isso sem soltar spoiler — foi que em diversos momentos eles faziam algo aterrorizante e depois diziam "HA HA HA era brincadeirinha". Quando finalmente eu pensava "agora a história finalmente está ficando boa", a trama voltava a sua mediocridade. Além disso, a sinopse prometia não só um terror macabro da crueldade humana, como também prometia aquele toque sobrenatural. Eu realmente estava esperando por isso, mas não foi bem o que aconteceu.
Em filmes de terror, as vítimas sempre gritam e berram a plenos pulmões. Mas eu estava aprendendo rapidamente que o pânico é algo particular. Você não quer compartilhá-lo. Não quer que outros saibam o quão aterrorizado você está.
Eu sei que você estevem estar pensando que até agora eu só disse coisas ruins sobre o livro, então qual motivo você teria para lê-lo, afinal? Independente dos problemas que eu tive com a leitura, posso destacar alguns pontos positivos como: o livro tem uma narrativa muito boa; em alguns momentos há um suspense ali pairando no ar e você realmente fica intrigado com o que possa realmente estar acontecendo e; talvez se eu fosse um jovem leitor, eu realmente teria me assustado um pouco. 

Entre vários problemas que eu tive com essa obra, acho que o personagem machista foi a pior delas. Eu definitivamente odiei esse personagem e o fato do autor tê-lo inserido na trama de um livro voltado para o público juvenil, só me faz repensar se realmente indicaria para um jovem que está em desenvolvimento. Além disso, a trama acaba caindo na mesmice e posso dizer que acaba até desapontando o leitor com o desenvolver da trama. Eu não sei ao certo se haverá uma continuação para esse livro, mas definitivamente não pretendo lê-lo, se houver. Jogos Macabros foi escrito pelo autor R.L. Stine e publicado pela Globo Alt.

SOBRE O AUTOR
Robert Lawrence Stine (Columbus, 18 de outubro de 1943) é um escritor dos Estados Unidos. R.L. Stine, como é conhecido popularmente, é conhecido pelas histórias juvenis de terror e suspense. Escreveu séries de livros de sucesso como: Rua do Medo, Goosebumps (que virou série de tv, e foi considerado o "Harry Potter" da década de 90) e Hora do Arrepio. Seu primeiro livro infanto-juvenil foi "Como ser engraçado".

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top