Mesmo sendo protagonistas de uma história de amor, muitas vezes precisamos fazer escolhas sem pensar em nós.

 
Título: As Pontes de Madison
Autor: Robert James Waller
Tradutor: --
Páginas: 192
Ano: 2015
Editora: Única
ISBN: 9788567028590
Avaliação:   | Bom.
Sinopse: O ano é 1965, e a cidade de Iowa, interior dos Estados Unidos, parece estar ainda mais quente nesse verão. Francesca Johnson, uma mãe de família que vive uma vida pacata do campo, não espera nada além dessa temporada do que o retorno dos filhos e do marido, que viajaram. Sua tranquilidade, porém, será interrompida com a chegada de Robert Kincaid, um fotógrafo de espírito aventureiro que recebeu a missão de registrar as belíssimas pontes de Madison County. Francesca e Robert comprovaram para o mundo que o valor das coisas está realmente na intensidade que elas carregam e não no tempo que duram. Casada, mãe, Francesca não deveria ter sentimentos tão fortes por esse fotógrafo. Assim como ele, um homem tão livre, nunca se viu tão preso a alguém que acabou de conhecer. E é justamente assim que as paixões intensas funcionam: é como ser atingido por um raio quando menos se espera, e, de repente, seu corpo e sua existência estão preenchidos de energia, sem ter como voltar atrás para o estado anterior. E perdemos todo e qualquer pudor ao ver que é possível, uma vez mais, encontrar espaço para dançar. As pontes de Madison dá voz aos anseios de homens e mulheres de todo mundo e mostra, por meio desse encontro fortuito e avassalador, o que é amar e ser amado de forma tão ardente que a vida nunca mais será a mesma. 

✖✖✖

Quando a editora divulgou que publicaria este livro, fiquei na dúvida se pedia ou não ele, então resolvi pesar os prós e contras. Somando e analisando o que me atraía e aquilo que me fazia recusar a ideia, decidi dar uma chance para esse livro que posso afirmar, me comprou pela sinopse. De alguma maneira, a sinopse me trouxe uma premissa em que eu fiquei intrigado e ao mesmo tempo acreditava que seria um livro que conseguiria tirar-me da zona de conforto de leituras. Apostando ainda receoso, assim que o livro chegou eu comecei a lê-lo e posso já adiantar que meus medos eram em vão.

Frascesca é uma dona de casa, vive em uma casa de campo em um pequeno povoado em Iowa. Lá, ela cuida da casa, cria seus dois filhos e ajuda o marido no que pode. Sua vida segue normalmente pacata, mas ela mal sabia o que estava preste a bater à sua porta. Robert é um fotógrafo aventureiro e recebe o trabalho de fotografar algumas pontes, entre elas uma perto da casa de Francesca. Meio perdido, ele para em uma casa qualquer e bate para pedir informação e é aí que a magia começa. Nesse momento eles já sabem que de uma maneira totalmente inesperada e surpreendente, eles pertencem um ao outro. 

Algumas coisas, coisas mágicas, são feitas para permanecer inteiras. Se você olhas os pedaços, elas somem.
Qual foi minha relutância inicial antes de pedir esse livro? Eu não conhecia o autor – nunca ouvi falar dele, na verdade – e que foi publicado há mais de 20 anos. Eu sei que muitos de vocês adoram clássicos e livros antigos, mas definitivamente esse não é o meu forte. Assim que busquei saber um pouco mais sobre ele – me ganhou muito com aquela sinopse – e vendo que é uma história que já encantou e emocionou muitas pessoas no passado, talvez fosse uma boa pedida. Colocando meus medos de lado e analisando o lado positivo do livro que me atraía, resolvi finalmente dar uma chance para ele.

Robert é um cara diferente dos demais, não apenas em sua aparência forte e postura imponente mas também na maneira aventureira na qual ele leva a vida. Robert é um fotógrafo que tem algo especial, ele não apenas fotografa, mas para ele isso é algo maior e melhor do que apenas capturar uma paisagem ou ou rosto em uma bela fotografia, para Robert, a fotografia é uma arte. Francesca não leva um a vida infeliz, mas só consegue perceber o quanto anseia por mais quando conhece Robert. Você com certeza adorará essa história de amor protagonizada por esse casal que, mesmo parecendo uma situação clichê, você certamente ficará torcendo por eles. O livro não me surpreendeu tanto quanto eu esperava, mas eu acho que foi profundo o bastante para valer a pena.
Agora, ficou claro para mim que estive seguindo em direção a você e você, em direção a mim, por um longo tempo.
A Única Editora relançou o livro – já havia sido publicado por outras editoras – em uma edição comemorativa pelos 20 anos de sucesso da adaptação desse livro nos cinemas, que sem dúvidas foi um dos maiores sucessos. A capa ficou bem bacana e na diagramação interna, ainda encontraremos essa marca d’água em forma de madeira em todo início de capítulo, o que com certeza foi uma boa escolha. Deu uma graça diferente ao livro. Aliás, não foram encontrados erros escabrosos durante a leitura e a fonte, margem e espaçamento estão de um tamanho bom.

Se eu dissesse que esse livro me surpreendeu e que me conquistou desde o começo, eu estaria mentindo, mas isso não quer dizer que o livro e todo o romance não tenha lá sua beleza. Robert e Francesca é um ótimo exemplo de que existe o grande amor da sua vida, algumas vezes ele passageiro e outros é para a vida toda, mas que mesmo sendo protagonistas de uma história de amor, precisamos fazer escolhas que não sejam baseadas apenas em nós mesmo. As Pontes de Madison foi escrito por Robert James Waller e publicado em 1992, com uma adaptação em 1995 que foi um dos maiores sucessos do cinema.

SOBRE O AUTOR
Robert James Waller vive em um sítio afastado, nas montanhas do Texas, cultivando seus interesses pela escrita, fotografia, música, economia e matemática. Quando mais jovem, ele foi professor universitário. Ele é autor de A Thousand Country Roads, best-seller do The New York Times, epílogo de As Pontes de Madison.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top