Intenso. Abrasivo. Cativante.

 
Título: Incendeia-me
Autora: Tahereh Mafi
Tradutor: Bárbara Menezes
Páginas: 384
Ano: 2014
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581634418
Avaliação:   | Ótimo.
Sinopse: O destino do Ponto Ômega é desconhecido. Todas as pessoas com quem Juliette se importa podem estar mortas. Talvez a guerra tenha chegado ao fim antes mesmo de ter começado. Juliette foi a única que restou no caminho d O Restabelecimento. E sabe que, se ela sobreviver, O Restabelecimento não sobreviverá. Entretanto, para destruir O Restabelecimento e o homem que quase a matou, Juliette vai precisar da ajuda de alguém em quem nunca pensou que pudesse confiar: Warner. Enquanto eles lutam juntos para combater o inimigo, Juliette descobre que tudo que ela pensava saber sobre seu poder, sobre Warner e até mesmo Adam era uma mentira.

✖✖✖

Como já disse em algumas resenhas, falar sobre o último livro da qualquer trilogia ou série é algo extremamente difícil para mim, afinal é um daqueles livros que você gera muitas expectativas – afinal você leu todos os livros anteriores – e espera que seja realmente muito bom. Essa é uma trilogia que demorou a conquistar-me, mas quando finalmente conseguiu, me pegou de jeito e Incendeia-me prometia trazer um desfecho maravilhoso.

O Ponto Ômega está totalmente destruído, e junto com ele, todos os rebeldes estão mortos. O Restabelecimento ganhou mais uma vez. Depois de levar um tiro no peito, Juliette está salva e deve tudo isso a Warner, mas o que será dela e Adam? Mas agora, ela está disposta a acabar com o Restabelecimento e por um fim na vida de Supremo Comandante, Anderson. Chega de se esconder, chega de esperar por dias melhores, chega de viver uma vida de migalhas, desta vez, ela acabará com tudo com suas próprias mãos.
— O que aconteceu com você, princesa? Você parece diferente. [...]
— Às vezes, diferente é bom, não?
Primeiro vamos aos pontos que me irritaram durante os primeiros dois livros: primeiro, a protagonista é insuportável. Juliette nos primeiros livros me dava nos nervos, sempre muito chorosa e se fazendo de vítima o que levou-me a considerá-la como uma das protagonistas mais chatas da literatura. Segundo, que eu detestava o triângulo amoroso. Não gostava da protagonista e muito menos de Adam, ele parecia perfeitinho demais e não existem pessoas perfeitas. Na minha opinião, como não gostava de Juliette e Adam, queria que os dois ficassem juntos porque Warner merecia alguém muito melhor que ela. Terceiro, isso é uma cópia de X-Men? Sim, a autora já disse que se inspirou em uma das personagens da franquia.

Vou dizer o porquê este é, sem sombras de dúvidas, o melhor livro da série: todos os pontos que me irritavam, foram colocados de lados. Juliette não se faz mais de coitadinha e assume uma postura de bravura, começa a bater de frente com o inimigo e não é mais intimidada tão facilmente. Logo no começo mudei meu ship e comecei a acreditar que talvez Juliette seja merecedora de Warner, mas não comentarei seu meu ship deu certo ou não. E por fim, não acho que seja uma cópia de X-Men, porque toda a história se passa em um futuro distópico e a trama foi levada por um caminho totalmente diferente daquele que um dia os produtores de X-Men levariam. 
— Na verdade, todo mundo precisa se proteger de você. Você é como uma besta, droga — ele diz. 
Depois, acrescenta: 

— Digo, você sabe… Tipo, uma besta fofa. Uma pequena besta que rasga as coisas e quebra a terra e suga a vida das pessoas.
Só posso dizer uma coisa: quero mais! A autora trouxe um desfecho maravilhoso, que conseguiu manter-me tão profundamente mergulhado na história e de uma maneira tão intensa, que só posso pedir por mais. Aquela famosa preocupação, se a autora deixou algum ponto em aberto? Não, não deixou. Fiquem tranquilos porque mesmo sendo uma das trilogias que demorou em me conquistar, Incendeia-me veio para provar que Tahereh tem um talento incrível!

Na minha opinião, depois de Estilhaça-me e Destrua-me, Incendeia-me foi tudo aquilo que qualquer leitor espera do último livro de alguma saga: intenso, abrasivo e cativante. A autora não só conseguiu um resultado final maravilhoso, como fez isso com maestria. Chegando ao fim de mais um trilogia distópica, saldando os pontos positivos e negativos, posso afirmar que foi uma das trilogias que me fez gostar e admirar ainda mais de distopias. Incendeia-me é o terceiro livro da trilogia escrita por Tahereh Mafi.

SOBRE O AUTORA
Tahereh Mafi tem 25 anos. Nasceu em uma cidadezinha de Connecticut e hoje mora em Orange County, California  onde bebe muita cafeína e acha o tempo muito perfeito para seu gosto. Quando não encontra um livro, ela pode ser vista lendo papéis de bala, cupons e receitas antigas. Estilhaça-me é seu livro de estreia e o primeiro de uma trilogia. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top