Um romance leve e doce, sobre aquele amor de verão.

 
Título: Ah, o Verão!
Autora: Fernanda Belém
Páginas: 256
Ano: 2014
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859189
Avaliação:   | Ótimo.
Sinopse: Uhuuu! Enfim, férias! Camila (ou Mila para os íntimos) estava preparada para curtir com as amigas o verão carioca. Festinhas, clube, praia, noitadas, churrascos... ufa! E Mila também não queria perder a oportunidade de se aproximar e conhecer melhor Rafael, o menino com quem tanto sonhava. Mas como na vida nem tudo são flores, a mãe de Camila já havia bolado outra ideia para o mês de janeiro: viajar. O destino? Búzios. Além de não poder colocar em prática o plano arquitetado para conquistar o coração do Rafa, Mila também teria de conviver com Juliana, uma menina que era o oposto de todas as amigas do seu grupo. Arrasada, partiu para Búzios (fazer o quê?) acreditando que aquelas férias seriam as piores da sua vida. Ela só não imaginava que... Que onda aquele verão reservava para ela? Novas amizades, calor, praia, gargalhadas, micos homéricos e muitos, muitos frios na barriga e arrepios no pescoço. Quem nunca viveu um amor de verão descobrirá com a Camila como é passar por essa experiência que dá uma vontade danada de viver de férias para sempre. Quem sabe como é, com certeza terá um prazer enorme em relembrar aquele pôr-do-sol e as noites estreladas de um verão inesquecível. Três amigas, dois corações apaixonados e um romance inesquecível. Ah, o verão promete!

✖✖✖

Depois de ler alguns livros de ficção científica e um drama com uma carga emocional grande, precisava de algo leve, que ao mesmo tempo me emocionasse e conseguisse me prender à trama. Foi por este motivo que escolhi Ah, o Verão! como minha próxima leitura, e posso garantir que escolhi justamente o que eu estava procurando.

Mila não quer em hipótese alguma viajar com sua família para a praia. O motivo? Como ela passou de ano direto – sem nenhuma recuperação – e já programou todas as festas e saidinhas por aí com suas melhores amigas, afinal ela merece, não é? Mas então seus pais avisam que estão indo para Búzios e que ela vai com eles. Ou seja, além de deixar as programações e as suas melhores amigas, ela deixaria também Rafael, sua paixonite, sozinho. Mesmo totalmente contrariada ela finalmente vai à Búzios, mas mesmo que essas férias tenha TUDO para ser um pé no saco, ela pode mostrar-se mais divertida e intensa do que Mila imaginou.
Estava apaixonada, só pensaria no Rafael durante toda a viagem.
Primeiramente que eu não sabia que este era um livro voltado para o público juvenil mas logo que iniciei a leitura, pude perceber não só que era um livro desse gênero como também seria um daqueles que se destacaria dos demais. Abordando um tema não muito comum na literatura – pelo menos eu nunca li nenhum livro sobre amor de verão –, a autora traz um romance leve, sem muitas reviravoltas e com aquele gostinho de quero mais. Claramente, a Fernanda sabia que os leitores seriam rapidamente pegos e se apaixonariam pela história de amor de verão de Mila e Leandro.

Os personagens são verdadeiros amores. Mesmo que a Mila tenha se mostrado bastante irritante no começo, aos poucos ela conseguiu me conquistar e toda aquela manha infantil de não querer viajar e blá blá blá de "quero minhas amigas", foi substituído por uma garota simpática, de bem com a vida e o melhor, uma protagonista que conseguiu cativar o leitor e predê-lo à leitura. Os outros personagens são bem fofos também, tanto Leonardo como a Ju, mas de longe Rafael é o meu personagem preferido. Ele aparece poucas vezes, mas nessas raras vezes ele conseguiu me irritar com seu jeito meio superior e arrogante, ou foi o que pareceu.

A escrita da autora é fantástica! Sem palavras muito rebuscadas, com diálogos na medida certa e com anotações da personagens quase em todos os capítulos. Combinando essa história apaixonante e uma narrativa maravilhosa, a leitura flui tão facilmente que quando dei por mim já estava nas últimas páginas e querendo o próximo livro. E se sua preocupação é dar para algum pré-adolescente, não se preocupe porque a autora teve o cuidado de não incluir palavrões, cenas quentes  pelo contrário, a autora faz um alerta sobre intimidades – ou qualquer tipo de influência negativa para os jovens leitores.
Tenho que ficar alegre pelo que vivi e não triste pelo que vou perder.
Eu acho que estou apaixonado mais pela contracapa do livro do que pela própria capa. Não que a capa seja feia, pelo contrário, eu gostei mas é que a contracapa traz uma magia especial. Quando fecho o livro, é ela que me leva para as cenas todas novamente. Internamente, todo final e começo de capítulo tem uma página com um desenho todo especial, na aba e na contracapa tem comentários elogiosos da Melissa Marques, Carolina Estrella e Patrícia Barboza, as folhas brancas não me atrapalharam na leitura, como alguns dizem e a fonte, espaçamento e margem são de um tamanho adequado.

Mesmo se você já passou da fase de adolescente, ainda assim você pode ler esse romance que é a fofura descrita em palavras. Tendo em mente que o livro é voltado para o público mais novo, não espere um romance com uma carga dramática e cheio de reviravoltas e mistérios, mas algo leve, romântico e afável. Ah, o Verão! é o primeiro livro da quadrilogia As Quatro Estações do Amor, escrito pela autora nacional Fernanda Belém. O segundo livro ganhou o título de Folhas de um Outono, mas ainda não há previsão de lançamento para ele.

SOBRE O AUTORA
Fernanda Belém é niteroiense, jornalista, escritora e apaixonada por romances. Desde pequena sonhava com castelos e reinos encantados. Escreveu sua primeira história com 8 anos e venceu um concurso para ver sua bruxinha interpretada no teatro. A estreia na literatura aconteceu em 2011, quando teve seu sonho realizado e viu o seu primeiro romance, Louca por Você, nas livrarias.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top