Um romance doce e melodramático que arrancará lágrimas!

 
Título: Se eu ficar
Autora: Gayle Forman
Tradutor: Amanda Moura
Páginas: 224
Ano: 2014
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581635415
Avaliação:   | Bom.
Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

✖✖✖

Sou fã da atriz Chloë Grace Moretz e foi pelo fato dela protagonizar a adaptação desse livro que me fez querer lê-lo. A Chloë tem uma atuação incrível na frente das câmeras e já estrelou ou ainda vai estrelar outras adaptações que são (ou serão) um sucesso. Somando isso ao fato de todos os comentários positivos que cercavam as críticas desse livro, minhas expectativas só cresceram em relação a leitura desse livro, mas ele acabou não sendo aquilo tudo que eu esperava. 

Mia é uma violoncelista talentosa, tem pais incríveis e com uma bela história de amor, um irmão caçula que ela ama muito e um namorado maravilhoso. Tudo parecia bem até que em um belo dia, a família pretende fazer um passeio mas no meio do caminho, eles sofrem um trágico acidente que mata instantaneamente os pais de Mia e deixa ela e seu irmão em um grave risco de morte. A decisão é dela: ou pode escolher entre a vida e a morte. Mas aos poucos ela descobre que a decisão de melhorar e seguir com a vida pode não ser tão fácil, talvez se ela permitir-se ir embora...

Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha.
Por mais que todos estejam amando esse livro, eu fiquei com o pé meio atrás. Ponto SUPERPOSITIVO do livro é a mensagem da autora sobre o que faz a vida valer a pena e porque em meio a tantos problemas, Mia deveria ficar. Por diversas vezes a Gayle fez com que eu parasse e refletisse um pouco mais sobre o que realmente eu dou valor, se são coisas que valem a pena ou que não passam de banalidades, me fez também ver um pouco mais a importância que eu dou para minha família e daqueles amigos que são quase da família. Esse ponto com certeza me conquistou, foi algo que a autora trouxe e soou de uma forma totalmente positiva.

Os personagens também são encantadores! Mia tem um talento para música e uma paixão que a consome por dentro, afinal, violoncelo é a sua paixão. E ela é uma das melhores! Adam já é o típico garoto que tem uma banda de rock e se apresenta em bares e clubes e quando ele finalmente conhece Mia, ele se encanta com intensidade de sua música. Quando eles finalmente começa a sair com ele, Adam promete virar a rotina de Mia de cabeça para baixo mas não de um jeito ruim, mas de um jeito doce.


Então se os personagens te agradou e as mensagens que a autora deixou são o ponto forte do livro, qual é ponto fraco? A previsibilidade. A premissa em si não traz nada é muito inovadora e o desfecho é bastante previsível. Na verdade, acho que todos já iniciam a leitura sabendo o que a protagonista vai escolher, mas mesmo assim, os personagens ainda fazem escolhas já esperadas e tornando todo o enredo um pouco previsível.
A vida é uma grande, uma gigantesca confusão. Mas essa é também a beleza dela.
Fãs do livro, não briguem comigo, mas... sabendo um pouco sobre o que a continuação trará, na minha opinião, a duologia daria perfeitamente um livro único e seria muito melhor. Como a autora já havia feito sucesso com outros livros, ela devidamente sabia que iria vender então acho que a duologia foi algo comercial. Minha opinião é que a autora deveria enxugar um pouco o primeiro livro e juntar o segundo livro, assim ficaria um belo romance e ainda seria um sucesso.

Mesmo que a história de Mia e Adam não tenha me convencido muito, a autora consegue trazer lições e reflexões realmente maravilhosas que levam você a refletir o quão vale a pena viver. Se você gosta de romances e não se importa se eles forem meio clichês, essa é a pedida certa, um romance doce e melodramático que arrancará lágrimas. Ainda não tive a oportunidade de ver ao filme, mas pretendo ver muito em breve. Mesmo que a leitura não tenha me entusiasmado muito, acho que talvez o filme seja uma boa opção. Se eu ficar é o primeiro livro da duologia de mesmo nome, escrito pela autora Gayle Forman. O segundo livro também já foi publicado no Brasil.

SOBRE A AUTORA
Gayle Forman começou sua carreira escrevendo para a revista Seventeen em que a maioria de seus artigos, centrada nos jovens e preocupações sociais. Em 2002, ela e seu marido Nick fizeram uma viagem ao redor do mundo e acumulou uma riqueza de experiências e de informações. Em 2007 ela publicou seu primeiro romance para jovens adultos, intitulado de Sisters In Sanity.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top