Um livro que fará você rir, chorar e se apaixonar por cada página.

 
Título: O Substituto
Autor: David Nicholls
Tradutor: Claudio Carina
Páginas: 320
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580573787
Avaliação:   | Excelente!
Sinopse: Para Josh Harper, ser ator significa ter dinheiro, fama, mulheres aos seus pés e o papel principal nos palcos de Londres. Para Stephen C. McQueen, trata-se de uma longa e desastrosa carreira como figurante. Stephen tem um nome que não ajuda (não, ele não é parente do famoso Steve McQueen), um agente pouco interessado, um relacionamento complicado com a ex-mulher e a filha e um trabalho como substituto de Josh Harper, o 12º Homem mais Sexy do Mundo. E, quando percebe que está apaixonado por Nora, a linda e inteligente esposa de Josh, sabe que as coisas podem ficar ainda mais difíceis para ele. Ou, quem sabe, essa não é justamente sua Grande Chance? Com personagens engraçados e diálogos irresistíveis, O substituto é uma comédia arrebatadora.

✖✖✖

Este livro é do mesmo autor de Um Dia e não sou um daqueles fãs que choraram litros por causa do livro ou mesmo pela adaptação. A verdade é que não sei nem ao menos do que se trata aquele livro/filme, porém quando eu li a sinopse desse livro, não teve como não repensar se o autor realmente não teve um sucesso merecido e eu decidi que precisava lê-lo. O que tem tão de especial? Simples! A premissa de cara prometia trazer uma trama altamente emocionante – afinal, é David Nicholls – mas com aquele toque de humor que deixa tudo ainda melhor. E adivinhe? Eu estava certo!

Nada nunca deu muito certo para Stephen C. McQueen. Há anos ele tem tentando conquistar seu espaço e mostrar seu trabalho ator, mas ele não passa de um simples figurante e substituto de Josh Harper, o 12º Homem mais Sexy do Mundo. Josh é um ator muito bem cotado, rico, famoso e tem a mulher que quiser a seus pés. Já Stephen, mora numa pocilga, não passa de um figurante e não tem um relacionamento muito fácil com sua ex-mulher e sua filha. Um alcoólico assumido, Stephen espera sua Grande Chance mas Josh nunca fica doente. Então ele conhece Nora, uma mulher incrível e inteligente e linda e esposa do 12º Homem mais Sexy do Mundo.
Sentiu o pânico e o medo diminuírem um pouco, como se sua sorte pudesse finalmente, finalmente, finalmente estar mudando. A sensação durou um bom minuto e meio, até o carro da polícia estacionar a seu lado.
Logo pela sinopse eu sabia que esse seria um daqueles livros que eu iria amar, mas eu não tinha ideia de quão prazerosa essa leitura se tornaria e o quanto eu adoraria cada página desse livro. O protagonista tem grande parte nessa conquista, porque ao mesmo tempo que Stephen é um cara totalmente sonhador, ele busca aquilo que acredita e, mesmo que no momento as coisas não estejam tão boas, Stephen acredita que um dia isso irá mudar. Isso não quer dizer que tudo seja uma maravilha: ele tem um péssimo relacionamento com a ex-mulher, uma relação nada estável com sua filha, vícios e um emprego que mal consegue sustentá-lo. E é isso que eu mais gostei no personagem principal, David não precisou criar um herói, um protagonista bonitão e cheio de charme para fazer com que você acredite nele e torça cada vez mais por ele.

O senso de humor é incrível! Mesmo sendo um humor negro e as situações não sejam as melhores para Stephen, o autor consegue transmitir com exatidão toda a emoção mas faz isso da maneira mais descontraída possível. Sem contar que a escrita do autor é um máximo! Sem rodeios, com detalhismo na medida certa e sem um vocabulário muito rebuscado, faz com que tudo isso faz com que você fique vidrado no livro, querendo ler 24 horas e você verá que terminará a leitura em tempo recorde.

Outro ponto SUPER positivo do livro é que nunca sabemos qual o rumo que o enredo vai tomar e quais serão as decisões serão tomadas pelo protagonista, ou seja, a trama nunca assume uma previsibilidade ou "cai na rotina". Pelo contrário, sempre estamos na torcida quando decisões tenham que ser tomadas e esperando que o Stephen escolha o certo — o que não acontece com tanta frequência.
A vida parecia sempre melhor, mais verdadeira e mais intensa, quanto mais se parecesse à vida simulada na tela: cheia de cortes e câmera lenta, tiradas ágeis e escurecimentos significativos.
Que. Desfecho. Maravilhoso! Assim como todo o livro, o desfecho foi totalmente surpreendente e, não quero falar muito para não soltar nenhum spoiler, mas o autor consegui fazer jus a todo o restante da trama, trazendo um final tão emocionante e de uma forma que realmente tocou meu coração. O que mais posso dizer? Quero mais! Queria tanto que o autor lançasse mais um livro contando um pouco mais sobre o destino dos personagens. Não que ele tenha deixado pontos em aberto — não deixou —, mas é que foi uma leitura tão gostosa que eu só posso desejar mais.

"Engraçado, inteligente e maravilhosamente caótico" foram as palavras do The Times para descrever este livro e eu faço dessas, as minhas palavras. Ao me conquistar logo de cara com uma escrita extremamente habilidosa, uma trama que levava-me à rir e chorar e personagens muito bem construídos, o autor de Um Dia provou-me que é mais do que uma "modinha" e hoje, tornou-se um dos meus autores favoritos. O Substituto é um livro independente, escrito pelo inglês David Nicholls, autor também dos best-sellers Um Dia e Resposta Certa.


SOBRE O AUTOR
David Nicholls nasceu em  1986, em Hampshire, Inglaterra, e formado em literatura e teatro inglês, optou pela carreira de ator e recebeu uma bolsa da American Musical and Dramatic Academy de Nova York. De volta a Londres, atuou em espetáculos teatrais nos principais palcos da cidade. Também trabalhou como vendedor de livros, freelance, leitor de peças e pesquisador da BBc Radio Drama.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top