Só me digam como não me apaixonar por esse livro? Ele é fantástico!

 
Título: Departamento das Criaturas
Autor: Robert Paul Weston
Tradutor: Rosemarie Ziegelmaier
Ilustrador: Framestore
Páginas: 336
Ano: 2014
Editora: Globo Livros
ISBN: 9788525057099
Avaliação:   | Excelente!
Sinopse: Elliot von Doppler é um garoto à deriva no oceano do tédio da pré-adolescência. Nada de interessante acontece na sua vida e na pacata localidade de Bickelburgh. O que ele nem desconfia é que seu tio – o esquisitíssimo Archie – trabalha num lugar incrível, de onde saem inventos capazes de surpreender as imaginações mais delirantes. Tudo começa a mudar quando tio Archie o convida a conhecer essa enigmática fábrica. Para tornar as coisas ainda mais misteriosas, o convite vem acompanhado de uma condição. Se quiser mesmo conhecer as instalações secretas da fábrica, Elliot terá de ir acompanhado da esquisita Leslie Fang. Mas o problema é: Leslie é sua arquirrival na escola. Além disso, vem de uma família com a inexplicável mania de mudar de cidade antes de estabelecer qualquer laço de amizade com os locais. A visita de Elliot e Leslie é o ponto de partida de O departamento das criaturas, lançamento infanto-juvenil da Globo Livros que acaba de chegar às livrarias e que os estúdios Fox deve transformar em filme em 2016. Na trama, a dupla desvenda a verdadeira origem dos sucessos criados na fábrica DENKI-3000. O local desenvolve maluquices como balas wireless (para o consumidor baixar pela internet seu sabor preferido) e um surpreendente “transferidor de ideias”. É tanta criatividade que nem parece vir de mentes humanas... 

✖✖✖

Só me digam como não me apaixonar por esse livro? Ele é fantástico! Desde o momento que a Editora Globo Livros divulgou que este livro seria um dos próximos lançamentos, decidi que queria lê-lo e me empolguei quando vi seu preço na Black Friday. Mais que depressa eu garanti o meu. Você pode pensar que eu já estou um pouco grandinho para esse tipo de leitura mas todas as vezes que eu leio qualquer livro desse gênero, acabo me apaixonando e me entretendo de uma maneira tão gostosa que não consigo deixar de recomendar livros infanto-juvenis e juvenis. 

Bickleburgh não é nem de longe uma das cidades mais divertidas para se morar. Elliot sempre quis conhecer a famosa empresa na qual seu tio trabalha, a DENKi-3000. Em um belo dia — ou não tão belo —, ele acaba recebendo uma carta do seu tio dizendo que ele finalmente poderá visitar a fábrica e conhecer o misterioso Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento. Mas na carta dizia que Elliot deveria levar aquela amiga, que ele imagina que seja Leslie. Eles não eram amigos, houve apenas um pequeno incidente infeliz entre os dois e nada mais. Juntos, eles irão enfrentar aventuras jamais esperadas para tentar salvar da falência a fábrica mais louca e brilhante.
Vai por mim, Bickleburgh é um lugar mais legal do que parece.
Há um comentário da Kirkus na contracapa do livro que descreve o enredo como "uma combinação de A fantástica fábrica de chocolate e Monstros SA" e eu concordo totalmente. O autor consegue criar o suspense e deixar o leitor com aquela necessidade de conhecer a fábrica a fundo, ao mesmo tempo em que somos cercados por aquela aquela sensação de fascinação e excitação infantil. Quando finalmente descobrimos esses monstrinhos pelas sombras da cidade, você se apaixona por cada monstrinho, cada criatura e suas presas, dentes, escamas, pelos e formas.

Os personagens são um charme à parte. Não são personagens complexos, mas são personagens reais e altamente característicos. Leslie por fora pode parecer uma garota rebelde e isolada, mas tudo se aplica a suas constantes mudanças, sempre em uma cidade nova por causa de uma mãe que não para em um mesmo emprego. Já Elliot é aquele típico garoto nerd e não muito sociável. Particularmente, me senti muito próximo do personagem porque parte da minha infância agia como ele. Os monstrinhos são outros personagens que você quer conhecer todos, porque você irá chorar de dar risadas pelo jeito atrapalhado deles.

Por mais que a narrativa e a escrita seja voltada para um público juvenil, não há nada que impede alguém maior de lê-lo. Na minha opinião, se você está pensando em presentear alguma criança, eu recomendaria somente para aqueles que já possuem algum hábito de leitura, porque além do livro ter uma quantidade razoável de páginas, há alguns nomes que são bastante complicados de pronunciar ou mesmo memorizá-los. Particularmente, não daria um livro desses para alguma criança muito pequena ou que ainda está começando a adquirir o hábito de ler. Para os demais, SUPER INDICO!

Elliot congelou. Não conseguia se mover. Naquele outro túnel, onde as sombras de cinza se transformavam em escuridão... Havia alguma coisa ali.
Já posso falar sobre a edição gráfica? Já posso? Já posso? Acho que estou mais feliz que criança, porque as ilustrações desse livro são TÃO lindas! Não estou exagerando, estou apaixonado desde o projeto gráfico realizado na capa até as páginas ilustradas, porque elas conseguem representar detalhadamente cada palavra do autor com um traço único e cômico. Todo esse trabalho foi realizado pela Framestore, um famosos estúdio de animação e efeitos visuais que aliás, já ganhou o Oscar de Melhor Efeito Visual. O acabamento interno é verde limão, as folhas são amareladas e a fonte, o espaçamento e a margem são de um tamanho agradável. 

Um dos poucos livros que podem fazer com que leitores mais novos sintam-se extremamente entretidos e remetem à infância aqueles que já não são mais tão novinhos. Com uma escrita cheia de detalhes mas sem que isso torne a trama cansativa, vamos ser levados a conhecer um mundo repleto de criaturas peculiares que vão fazer você rir e chorar de rir. Departamento das Criaturas é um livro independente  não faz parte de séries  e foi escrito pelo premiado autor Robert Paul Weston.

SOBRE O AUTOR
Robert Paul Weston nasceu em Dover, na Inglaterra, passou a infância no Canadá e hoje mora em Londres, em uma construção caindo aos pedaços. Ele não tem certeza se foi esse cenário que inspirou a sede da DENKi-3000, mas acha bem possível. É mestre em creative writing pela University of British Columbia. Para escrever seus livros, Weston usa uma caneta que não é elétrica nem vem com lente telescópica.

1 comentários:

  1. Quero esse livro pra ontem!!! *-*
    Não sou mais uma criança mas adoro esse tipo de leitura! *=*
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir

 
Top