Almanova é diferente de tudo o que eu já tenha lido.

 
Título: Almanova
Autora: Jodi Meadows
Tradutor: Ana Resende
Páginas: 288
Ano: 2013
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859172
Avaliação:   | Ótimo.
Sinopse: Ana é nova. Por milhares de anos, no Range, milhões de almas vêm reencarnando, num ciclo infinito, para preservar memórias e experiências de vidas passadas. Entretanto, quando Ana nasceu, outra alma simplesmente desapareceu... e ninguém sabe por quê. SEM-ALMA A própria mãe de Ana pensa que a filha é uma sem-alma, um aviso de que o pior está a caminho, por isso decidiu afastá-la da sociedade. Para fugir deste terrível isolamento e descobrir se ela mesma reencarnará, Ana viaja para a cidade de Heart, mas os cidadãos de lá temem sua presença. Então, quando dragões e sílfides resolvem atacar a cidade, a culpa deverá recair sobre... HEART Sam acredita que a alma nova de Ana é boa e valiosa. Ele, então, decide defendê-la, e um sentimento parece que vai explodir. Mas será que poderá amar alguém que viverá apenas uma vez? E será também que os inimigos — humanos ou nem tanto — de Ana os deixarão viver essa paixão em paz? Ana precisa desvendar grandes segredos: O que provocou tal erro? Por que ela recebeu a alma de outra pessoa? Poderá essa busca abalar a paz em Heart e acabar por destruir a certeza da reencarnação para todos?

✖✖✖

Desde o lançamento deste livro, sua premissa me fisgou e coloquei ele para a lista de próximas leituras, bem no topo. Desde então, só tenho lido comentários positivos e críticas altamente recomendativas, o que só fez com que minha ansiedade e expectativas só aumentasse cada vez mais. Quando finalmente tive a oportunidade de lê-lo, mergulhei de cabeça na história e não me arrependo nenhum pouco, Almanova é diferente de tudo o que eu já tenha lido.

A sociedade tem vivido por milênios em progresso, um progresso que só foi alcançado pela dom de cada ser humano de reencarnar e lembrar-se de suas vidas passadas. Mas Ana não se lembra, ela não se lembra porque ela nunca reencarnou, ela é uma almanova. Quando Ana nasceu, Ciana desapareceu e desde então Ana não tem sido recebida de braços abertos pela sociedade e por isso viveu por muito tempo isolada, vivendo com sua perversa mãe Li. Ana cansou-se disso e agora pretende ir até Heart mas no caminho acaba se deparando com Sam, um garoto que cuida e lhe acompanha por todo o caminho. Nunca ninguém se importou tanto com ela, com aquela sem-alma, como ele se importou. Em Heart, 
ela quer descobrir o que realmente aconteceu, quais os mistérios que envolvem seu nascimento e porque ela é a única almanova. 
Deveria haver uma razão para eu ter substituído Ciana. Sem dúvida, eu não era um erro, um grande opss, foi sem querer que custara a alguém a própria imortalidade, e afundara a todos os outros na dor da perda.
Ana e Sam são incríveis. Ana está vivendo algo novo, ela nunca foi tratado com simpatia e desconfia de todos os atos generosos de Sam. Desde o início, Sam provou-se um verdadeiro amigo e cavalheiro com Ana, mas para ela tudo não passa de uma brincadeira sem graça e que em algum momento ele vai zombar da cara dela. Ao mesmo tempo que ela é preservada, desconfiada e curiosa, Sam é protetor, carinho e misterioso. Talvez realmente os opostos se atraiam, assim como Sam e Ana.

A escrita da autora é excepcional! A trama é narrada em primeira pessoa e vamos conhecendo melhor toda a mitologia criada, através dos olhos da protagonista. A leitura flui de uma maneira bem rápida, sem que você perca os detalhes e um ponto super positivo é que a maioria dos capítulos termina com uma revelação que você fica com aqueles gostinho de quero mais, por fim você acaba lendo mais um capítulo e mais um e mais um e não para mais. Sim, Jodi tem uma escrita viciante. 

A autora nos apresenta algo totalmente novo. Por mais que todo o cenário pareça bastante conhecido, com algumas tecnologias conhecidas por nós, a autora mescla isso à criaturas místicas como dragões, sílfides e uma arquitetura sobrenatural. Via de regra, os autores trazem toda uma mitologia épica para cenários como cabanas e castelos, mas aqui a autora consegue trazer uma cidade construída de uma maneira nada convencional e bastante desenvolvida mas com dragões, trolls, sílfides e centauros ameaçando a segurança.
Eu não estava só. Para Sam, eu não era um erro sem importância. Ele nunca me consideraria uma sem-alma.
QUE. EDIÇÃO. FODA! Que a capa tem um projeto gráfico incrível, é inegável, mas daí ela também ter aquele efeito holográfico, foi totalmente inesperado e deu um ar muito diferente. Ficou super bacana! Dentro, o cuidado que pra quem já conhece os livros da Valentina sabe que eles tem: folhas amarelas com cada início de capítulo especial, fonte e espaçamento de um tamanho razoável e tradução e revisão impecável.

Resumidamente, Almanova foi uma mescla de amor e aventura que me fez rir, me emocionar e torcer, enfim, algo que deu super certo. A autora acertou na criação dos personagens, na ambientalização da trama e na dosagem de adrenalina, trazendo uma obra marcante com traços sobrenaturais bastante convincentes. 
Almanova é o primeiro livro da Trilogia Incarnate, escrito pela autora Jodi Meadows. O próximo livro deverá ser publicado no próximo ano.

SOBRE A AUTORA
Jodi Meadows se mostra uma alquimista quando mescla fantasia e paixão eterna com muito suspense nessa fantástica história sobre a eternidade. Vive e trabalha na Virginia, EUA, com o marido, um gato e uma quantidade alarmante de ferrets. Viciada confessa em livros, sempre quis ser escritora, pelo menos desde que desistiu de ser astronauta.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top