A autora conseguiu fazer com que eu me aproximasse mais da poesia e me entregasse um pouco mais à literatura nacional que está cada dia melhor.

Título: Esmeralda
Autora: Cida Santos
Páginas: 134
Ano: 2014
Editora: Arwen
ISBN: 9788568255001
Avaliação:   | Bom.
Sinopse: Quando a lua surge no céu estrelado e o fogo crepita na fogueira como as chamas de uma fênix, um dueto se inicia. Convidada pelo imperador cigano, Esmeralda responde ao seu canto com histórias em forma de prosa enquanto dança ao som da viola. Um dueto poético que mistura, fé, magia e história. Assim a natureza surge em cada palavra da cigana, nos ensinando sobre as belezas deste mundo.

✖✖✖

Nunca fui um fãs ou mesmo um leitor que se aventurasse muito pela poesia ou poemas, pelos meus gostos e preferências, sempre acabei optando por leituras que contivessem uma estória com começo, meio e fim e personagens. Mas quando surgiu a oportunidade de ler Esmeralda, me vi até empolgado em dar uma chance para os livros desse gênero. Talvez eu estivesse certo.

Esmeralda é um encanto à parte e o imperador cigano sabe bem disso. Ao ser praticamente desafiada pelo imperador, Esmeralda corresponde as histórias do grande homem através de seu canto e de sua dança, misturando uma incrível magia e despertará sentimentos não somente entre os protagonistas, mas também nos leitores.
Logo a filha da rosa estará aqui conosco e tantos que poderiam aprender com suas belas histórias não poderão ouvi-las. É como minha prosas, que saem de minha alma, mas que somem levadas pelo vento.
Este livro, definitivamente, é uma leitura que flui facilmente e que poderá ser lido em apenas algumas horas. O responsável por isso é a prosa envolvente e a poesia encantadora que, aos poucos, vão fazendo com o que o leitor de delicie com cada palavra. 

A editora apostou logo em um box, com um exemplar de Esmeralda e mais um outro livro da autora que em breve também terá resenha aqui no blog. Na diagramação, iremos encontrar uma capa que capta bem a essência do enredo e, internamente, as folhas são amareladas com detalhes nas bordas, com fonte e espaçamento de um tamanho bom.

Resumidamente, este é um livro que traz uma proposta inovadora mas que deu super bem. Misturando prosa e poesia, a autora conseguiu fazer com que eu me aproximasse mais da poesia — que era um gênero não tão próximo do que estou habituado — e me entregasse um pouco mais à literatura nacional que está cada dia melhor. Esmeralda é um livro independente que foi escrito pela autora nacional Cida dos Santos.

SOBRE A AUTORA
Cida dos Santos, paulista, 71 anos. Começou a escrever cedo e incentivada a continuar, acreditou na beleza das suas palavras em forma de poemas. Virou escritora poetisa, que vê a vida de uma forma diferente e escreve a beleza daquilo que vive.

5 comentários:

  1. Teve um tempo que eu lia muitos livros de poesia. Mas com o tempo parei de lê-los. Não sei porque!
    Mas acho que está aí uma boa oportunidade de voltar a ler livros nesse estilo.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?

    Não li o livro ainda, mas já me arrisquei lendo umas poucas páginas.
    Também são sou muito fã do gênero, mas este me parece bem legal e vou terminar de lê-lo logo, logo.
    O box é a coisa mais linda que já recebi. Espero curtir a leitura como você e abrir portas para essa forma de escrita que faz tanto ou já fez sucesso no nosso pais.

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  3. A capa e o nome me chamou muita a atenção. ;3;
    Adorei o fato dela ter um toque de poesias e prosas, tão delicado. <3
    Espero me esbarrar com eles pelas livrarias se eu puder.

    ResponderExcluir
  4. Não gosto muito de poesias e quando li a sinopse ja mi desaminei mesmo depois de ler a resenha ja tenho certeza que não leria esse livro.
    *-*

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Nunca tinha visto esse livro, mas fiquei bem curiosa sobre a mistura de prosa e poesia, ultimamente tenho lido poesia e me encantado com o gênero que só conhecia do colégio, então com certeza vou anotar na minha listinha de leituras! :)

    ResponderExcluir

 
Top