Mesclando uma história clássica com uma escrita extrovertida e bastante descontraída.

 
Título: Odisseia de Homero (segundo João Vitor)
Autor: Gustavo Piqueira
Páginas: 224
Ano: 2014
Editora: Gaivota
ISBN: 9788564816435
Avaliação:   | Ótimo.
Sinopse: O jovem João Vítor tem apenas uma noite para elaborar uma análise da Odisseia para um trabalho de escola. Só que, por engano, retirou da biblioteca a versão integral do épico de Homero, não a versão "adaptada" à sua idade. O resultado, como é de se prever, não sai dos mais brilhantes. Pelo contrário, trata-se provavelmente da mais amalucada e absurda leitura das aventuras de Ulisses jamais realizada.

✖✖✖

Sempre tive a curiosidade de conhecer melhor ou até mesmo de ler Odisseia de Homero, mas sempre me pegava confuso entre ler uma versão adaptada desse clássico, ou o original. Neste livro, o brasileiro Gustavo Piqueira traz uma versão adaptada de arrancar gargalhadas. 

João Vitor vai reprovar de ano. Sua única chance de ser aprovado é fazer um resumo da obra de Odisseia. Sempre quando ele tinha que ler algum livro para fazer trabalhos escolares, ele lia somente o resumo mas desta vez já passou do seu horário de internet e não pode pedir para seus pais abrirem uma exceção porque ele disse que já havia lido o livro. Ou seja, sua única chance de não reprovar é ler a Odisseia que pegou na biblioteca, com quatrocentas páginas. Resumir todas essas páginas em apenas algumas horas será um desafio e tanto, mas é a única solução para João. 
Ah, se todos os seus alunos fossem como eu, não é verdade? Analiso brilhantemente um livro e ainda melhoro o que está ruim!
João Vitor é um dos personagens mais fofos que eu já li. Ele tem toda aquela inocência infantil e um jeito tão próprio, até mesmo autêntico, de ser. Imagine uma criança pegar um clássico de quatrocentas páginas para ler e resumir em uma só noite, só poderia resultar em gargalhadas e mais gargalhadas. Ele não só traz um resumo divertidíssimo, como vai contar algumas histórias de sua vida que são pra lá de engraçadas. Outros personagens também farão parte da trama de uma maneira indireta, mas que também farão toda a diferença.

Mesclando uma história clássica com uma escrita extrovertida e bastante descontraída. Os capítulos serão o resumo do livro, sendo que comentários inteligentes e bastante sarcásticos são adicionados pelo protagonista. Aliás, o autor não utiliza apenas uma escrita humorística, mas usa e abusa de ilustrações que combinam desenhos dos deuses antigos com figuras modernas do nosso dia-a-dia, todas tiradas da mente criativa de João. São tão pitorescas que eu tenho a certeza que você nunca viu nada parecido.
Tenho a certeza de que o sonho da senhora é entrar numa sala da aula e dar de cara com trinta João Vitor, sentados em suas cadeiras. Quietos, atentos. Realizando trabalhos consistentes, incrementando livros medíocres...
Pra quem acompanha o blog e já leu alguma das minhas resenhas da Editora Biruta e da Editora Gaivota, sabe que sou extremamente apaixonado pelas edições deles. São sempre muito caprichadas! E este é com certeza o livro com a melhor diagramação na minha estante. Com uma capa totalmente chamativa e colorida, além de ser dura. O acabamento interno também é todo colorido, com ilustrações incríveis! Além do mais, depois que a história termina, teremos uma seção com algumas fotos de obras de artes inspiradas em Odisseia e uma breve enciclopédia da Odisseia sem João Vitor para atrapalhar. Uma salva de palmas em pé e dando glórias, é o que essa edição merece! 

O autor de uma maneira bastante sagaz, ele impressionará os leitores desde os mais pequenos até o leitores grandões, com essa história que mescla um clássico da literatura com uma linguagem descontraída e ilustrações que fogem dos padrões normais. O autor já foi premiado diversas vezes e Odisseia de Homero (segundo João Vitor) é seu décimo terceiro projeto de ficção, sendo que a Editora Gaivota recomenda a leitura para crianças a partir de nove anos e que já possuam um hábito de ler.

SOBRE O AUTOR
Gustavo Piqueira é o mais premiado designer gráfico do Brasil, tendo recebido mais de 200 prêmios de design. Liderando uma equipe de mais de 40 profissionais, desenvolve desde projetos de design estratégico para marcas globais de consumo, até projetos experimentais, tendo desenvolvido alfabetos e ilustrado mais de 10 livros infantis. Também publicou doze livros de sua autoria sobre temas diversos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top