Leitura mais que válida! Vocês com certeza amarão este livro, trazendo a maravilhosa história de Westeros com aquele traçado inesquecível.

 
Título: A Guerra dos Tronos
Autor: George R. R. Martin
Tradutor: Alice Klesck
Páginas: 240
Ano: 2012
Editora: Fantasy - Casa da Palavra
ISBN: 9788577342761
Avaliação:   | Ótimo.
Sinopse: "O inverno está chegando" é o lema da casa Stark, o feudo mais ao norte entre os que devem fidelidade ao Rei Robert Baratheon na distante Porto Real. Lá, Eddard Stark de Winterfell governa em nome do rei e vive em paz com sua mulher, Catelyn, seus filhos Robb, Brandon e Rickon, suas filhas Sansa e Ayra, e o bastardo Jon Snow. Mais ao norte, atrás da imponente Muralha, vivem os selvagens Wildlings. Depois que Jon Arryn, a Mão do Rei (segunda pessoa mais importante dos Sete Reinos depois de Vossa Majestade) morre em circunstâncias misteriosas, Robert se dirige a Winterfell com sua família: sua mulher, a rainha Cersei, seu filho, o príncipe Joffrey, e os irmãos da rainha, o esgrimista Jamie e o anão Tyrion, da poderosa casa Lannister. Enquanto isso, através do Mar Estreito, o príncipe Viserys, herdeiro da derrotada casa Targaryen, que uma vez governou toda Westeros, planeja recuperar o trono com o exército do bárbaro Dothraki, cuja lealdade ele pretende obter com a única moeda que possui: sua bela e ainda inocente irmã, Daenerys.

✖✖✖

Para alguém como eu, que só conhece — ainda — Westeros de ouvir falar, essa graphic novel era aquele empurrãozinho que eu precisava para me apaixonar por esse mundo e pela trama incrivelmente foda estruturada e construída pelo autor George R. R. Martin.

Não tem como começar a falar desse livro sem dar uma salva de palmas para Tommy, o ilustrador da graphic novel. Ele fez um trabalho magnífico! Com certeza não poderiam escolher outra pessoa para essa adaptação, Tommy acertou em cheio. As ilustrações não só ficaram agradáveis aos olhos, mas também era palpável a tensão que aqueles traços conseguiam transmitir quando algum personagem intimador lançava um olhar de ou mesmo não se indignar com as conspirações contidas em algumas páginas.
Nunca se esqueça quem você é, porque com certeza o mundo não esquecerá. 
Mesmo que não tenha lido a série As Crônicas do Gelo e Fogo, mas sei que violência, sexo e erotismo são pontos característico do autor, na graphic novel não seria diferente. Calma! Isso não quer dizer as páginas serão consumidas por um personagens nus em cenas quentes, mas há algumas páginas em que homem e mulher estão nus e até mesmo realizando o ato sexual. Já a violência está praticamente estampado em todas as páginas, com planos de conspiração, realeza corrupta, seres fantásticos, mortes e lutas épicas.

Uma das coisas que eu mais esperava ver era como Tommy reproduziria o Trono de Ferro. E o que aconteceu? Só há uma página dele. Como assim Tommy? Pois é, só há um painel com o tão aclamado trono mas no final há alguns esboços do Trono de Ferro no making of. Quem sabe não teremos mais do Trono de Ferro nas próximas HQ's?

Na minha opinião, não há como não se delongar sobre edição e diagramação, ao escrever sobre uma graphic novel. A capa já traz um pouco do que vamos encontrar pela frente, sendo que ao abrir o livro se prepare, porque ele é grandioso por dentro. As ilustrações são perfeitas e totalmente detalhistas, que acabam impressionam o leitor e fazendo com que ele sinta em cada traço a presença dos personagens e o cenário que o cerca. Eu tive que me conter para continuar a leitura porque minha vontade era ficar por vários minutos esquadrinhando cada pequeno detalhe, mas a leitura deveria continuar.
  
No final, a edição conta com um making of da graphic novel, com comentários de Anne Groell, a editora da série, Tommy Patterson, o ilustrador e Daniel Abraham, o roteirista. Ficou incrível! Você acaba se maravilhando ainda mais com esse obra, falando um pouco sobre a escolha de um artista que melhor pudesse dar a vida a Westeros, alguns esboços, a importância das cores de Ivan Nunes com o traçado de Toomy, sobre a decisão de cada traço dos personagens  para que retratasse o personagem da forma mais real possível , um pouco sobre a adaptação da história e muito mais que você só vai poder saber se adquirir o livro.

Leitura mais que válida! Vocês com certeza amarão este livro, ele traz a tão amada história de Westeros da forma mais foda detalhada maneira certa para você se apaixonar um pouco mais. Se você é fã da série de tevê, ou adora os livros do autor ou até mesmo nunca ouviu falar de Game of Thrones, esta é, sem dúvida alguma, a melhor forma de começar esse pequeno viciozinho chamado As Crônicas de Gelo e Fogo. A editora Fantasy já publicou o segundo e terceiro volume da série de graphic novels, espero conseguir ler muito em breve.

SOBRE O AUTOR
George R. R. Martin nasceu em Bayonne, Nova Jérsei, filho de um estivador, cuja família de classe operária vivia perto das docas de Bayonne. Quando jovem, ele se tornou um leitor ávido de quadrinhos de super-heróis. Martin começou a escrever contos de ficção científica no começo da década de 1970, apesar de o início de sua carreira não ter sido fácil (uma de suas histórias foi rejeitada por diferentes revistas 42 vezes), ele nunca se desencorajou.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top