Com uma narrativa cativante e o enredo tão envolvente que o leitor consegue sentir em cada músculo a tensão transmitida pela palavras da autora.

 
Título:  Legend
Autora: Marie Lu
Páginas: 256
Ano: 2012
Editora: Prumo/Rocco
Avaliação:  ★★★ | Excelente!
Sinopse: Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.

✖✖✖

Não me canso de conhecer as distopias, um gênero que aprecio muito assim como a maioria dos leitores. Encostado há muito tempo na minha estante, Legend aguardava a sua vez na fila de 'próximas leituras'. Como me arrependi de ter deixado-o lá por tanto tempo.

Conheceremos os dois protagonistas mais inteligentes de toda República  se não de todo universo literário —, Day e June. Irmão de June é assassinado e ela promete pegar o assassino a todo custo. Seu caminho acaba esbarrando no caminho de Day e ambos descobriram o quanto essa relação pode ser perigosa.

Minha primeira impressão foi: Marie Lu é procurada por homicídio. Ela mata vários personagens, muitos. Não que isso seja original e que só ela faça isso nos livros, mas ela faz com tanta sutileza que, no momento que você menos espera, um personagem já era.
Não consigo expressar nenhuma emoção. Nem sei se tenho uma.
Algo que diferencia Legend das demais distopias é que não há um movimento rebelde que pode estourar a qualquer momento. A verdade é que existem os Patriotas, que são um grupo muito grande que luta contra o governo, mas é comentado tão pouco durante a história que sabemos praticamente nada sobre eles. Nesta distopia, a autora faz com que os problemas a serem enfrentados sejam outros como a fome e as doenças, mas ao decorrer do enredo acabamos nos surpreendendo com o rumo que somos conduzidos.

Mesmo sendo uma distopia, podemos tirar algumas lições e entre elas a mais pulsante talvez seja até ondo o poder de nossas escolhas influencia em nosso futuro. Em diversas situações a protagonista nos levou a sofrer junto com ela porque as escolhas que deviam ser tomadas nem sempre eram as melhores, ou quando uma de suas escolha acarretou consequências inimagináveis.

E quando a trama encaminha para o desfecho final, a tensão segue cada passar de página e você mal pode se controlar para terminar, só quando você termina de ler é que percebe quão tenso você estava. A autora consegue surpreender TANTO nas últimas páginas.
— Nunca lhe perguntei sobre esse nome de guerra. Por que Day?
— Porque cada dia significa novas 24 horas. Cada dia quer dizer que tudo é possível de novo. Você pode aproveitar cada instante, pode morrer num instante, e tudo se resume a um dia após o outro.
Pelo que eu li na sinopse de Prodigy, o segundo livro promete muita ação e se tratando da autora Marie Lu, podemos esperar algo de tirar o fôlego. Preciso dizer que estou juntando as moedinhas para comprar o segundo?

A diagramação é ótima! Tudo bem que a Prumo foi comprada pela Rocco e a série ganhará novas edições, mas a diagramação poderia continuar a mesma. Como a narrativa é alternada entre os protagonistas, a fonte varia entre os capítulos para ajudar a identificar o personagem que está narrando. A fonte e espaçamento são de um tamanho adequado e todas as folhas possuem uma borda como se fosse envelhecida ou mesmo suja, ficou incrível!

Com uma narrativa cativante e o enredo tão envolvente que o leitor consegue sentir em cada músculo a tensão transmitida pela palavras da autora e é incrível a forma como ela conduz o leitor durante toda a trama. Sem dúvidas, uma das melhores distopias.

SOBRE A AUTORA
Marie Lu nasceu no ano de 1984 na cidade de Pequin, na China. Em 1989, quando tinha cinco anos, ela e sua família se mudaram para o Texas, nos Estados Unidos. Atualmente a autora mora na cidade de Pasadena, Califórnia (condado de Los Angeles), com seu namorado, um Chihuahua vira-lata e dois cachorros da raça Welsh Corgi Pembroke.

6 comentários:

  1. Eu não curti a sinopse do livro. Com sua resenha a coisa melhorou um pouco, mas continuo sem interesse em ler este livro. O enredo não me cativou e também pelo fato de ser uma distopia, considerando o fato de eu nunca ter lido uma.
    Quem sabe um dia eu dê uma chance para Legend ;)

    ResponderExcluir
  2. Tenho vontade de ler histórias assim.Em geral, termino sempre optando por livros de romance ou policiais.
    É muito bom experimentar o novo!
    E gostei da sua resenha sobre esse! :)

    ResponderExcluir
  3. Te entendo completamente! confesso que sou uma pessoa viciada em distopias :/ nao consigo parar de ler esse estilo... nao tenho mais tempo de ler os romances cliches que eu tanto gosto, pq todo tempo livre fico lendo distopias kkkkk e essa com certeza esta na lista!! amei saber q n tem grupos rebeldes, sempre bom uma diferenciada basica kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto bastante de distopias, mas ainda não consegui comprar Legend, não juntei moedinhas suficientes ainda rsrs
    Gostei bastante da sua resenha, fiquei ainda mais curiosa, acho que vai ser a primeira distopia que leio sem um movimento de resistência contra o governo...

    ResponderExcluir
  5. Embora a sua resenha tenha sido super positiva, eu não me senti interessada por esse livro, sei lá, não me chamou muito a atenção, sem contar que eu não estou no momento de ler distopias, sabe? Preciso de um livro para me dar um impulso para ai sim eu começar a entrar de cabeça nesse gênero literário que muitos elogiam oo/
    Mas enfim, adorei a resenha, ficou ótima *-*

    ResponderExcluir
  6. Eu também sou apaixonada por distopias, sempre leio uma ou duas a cada mês!
    Eu já li Legend, e posso dizer que a resenha ficou ótima, passou exatamente a imagem certa do livro.
    A escrita da Marie Lu é muito intensa, inteligente e sutil. De fato, como você falou, as coisas acontecem, as pessoas morrem, a história muda completamente, e você fica "Espera aí um momento, por que ninguém me avisou que isso iria acontecer para que eu me preparasse emocionalmente?"
    E o final desse livro é simplesmente genial!
    2surrealistas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

 
Top