Dentre todos os livros que eu já li do autor, este é com certeza o melhor livro dele.

Título: Escola: os piores anos da minha vida
Autores: James Patterson e Chris Tebbetts
Páginas: 288
Ano: 2013
Editora: Arqueiro
Avaliação: ★★ (ótimo)
Sinopse: É o primeiro dia de aula em sua nova escola, mas Rafa Khatchadorian já sabe que será o pior ano de sua vida. Como se não bastassem seus problemas em casa, agora ele terá que descobrir como sobreviver ao sexto ano. Por sorte, Rafa bolou o melhor plano de todos os tempos: ele se propôs a quebrar todas as regras do colégio, valendo pontos. Porém, professores, pais e valentões não curtiram essa ideia mirabolante. Será que o plano vai passar de mágico a trágico? 

✖✖✖

Impressionado! Foi como fiquei ao finalizar esta leitura. Atualmente a blogosfera literária não tem se agradado tanto com os livros do autor James Patterson e cada vez mais ele ganham notas mais baixas, mas esse é um dos autores que desde quando eu comecei a ler, sempre me agradou e gostp bastante da sua escrita. Preciso confessar que a série Bruxos e Bruxas não me convenceu muito, na verdade esperava muito mais do autor já que gosto dos seus livros de suspense policial. Como vocês sabem, James Patterson já se aventurou pela fantasia/distopia, suspense policial e pelos romances, mas ele conseguiu me conquistar pelo infanto-juvenil.

Rafa é o nosso protagonista e hoje é o primeiro dia de aula no sexto ano. Ele é esperto, mas sabe que enfrentar a escola não vai ser nada fácil. Atualmente vive com sua mãe, sua irmã, o urso seu padastro. e o Léo melhor amigo. Para conseguir sobreviver a esse grande presídio chamado escola, Rafa e Léo vão conduzir o leitor da maneira mais divertida possível.
Este é um dos talentos do Leo: ele sabe manter as coisas interessantes. Quer dizer, não é só porque ele diz alguma coisa que eu tenho que obedecer. Mas o que você iria preferir: fazer uma brincadeira sozinho ou com o seu melhor amigo?
De cara o protagonista me conquistou. Rafa é esperto e muito inteligente, e a maneira que ele conseguiu transmitir através do bom humor de como ele vê o mundo e tudo que o cerca. Muitas muitas mesmo foram as cenas que ele me fez rir com seu jeito criativo de levar a vida, mas também conseguiu passar suas inseguranças, seus medos e suas preocupações. Léo também é um personagem que não fala em momento algum mas é tão presente e intenso durante a leitura que é impossível não se apaixonar por ele.

O enredo traz muitos problemas ao personagem central, mas algo incrível nele é a maneira como ele sempre resolve todos eles mesmo que às vezes do seu jeito Rafa de ser, mas ele acaba resolvendo e tudo fica bem novamente ou não.

O livro é um infanto-juvenil então não espere um livro com um enredo cheio de reviravoltas, com idas e vindas e mortes. Este é um daqueles livros tão leves e gostosos de ler que simplesmente as páginas fluem. Claro que a narrativa do autor contribuiu e muito para o bom desenvolvimento da leitura.
As pessoas sempre falam sobre como crescer é maravilhoso. Mas eu só via cada vez mais regras e mais adultos me dizendo o que eu podia e não podia fazer, em nome do que é “para o meu próprio bem”. Sei, bom... Tenho que comer brócolis “para o meu próprio bem”, mas mesmo assim fico com vontade de vomitar.
Por mais que seja um infanto-juvenil, o enredo traz problemas enfrentados pelo personagem como bullying, relação familiar (pais e filhos, padrasto com enteados e entre irmãos), como a vida secular consegue influenciar a criança na vida escolar, violência doméstica, escolhas e suas consequências, entre outros.

UAU! Isso resumiria a diagramação do livro. Por mais que siga o padrão dos demais livros da editora, folhas amareladas, fonte e espaçamento no tamanho correto, capa coerente com o enredo e orelhas, há tantas ilustrações que deixam o livro cada vez melhor. Como o livro está sendo escrito pelo próprio Rafa, desenhos de "sua autoria" e tabelas, rabiscos e outras coisas mais são acrescentadas a diagramação do livro que deixou a versão final maravilhosa.

Indico o livro para aquele leitor que está começando a ler ou para aqueles que já se decepcionaram com o James mas ainda querem dar uma chance ao autor. Afirmo, na minha opinião dentre todos os livros que eu já li do autor, este é com certeza o melhor livro dele. Posso dizer que o James nasceu para escrever infanto-juvenil.

✖✖✖

James Patterson é hoje um dos autores mais vendidos no mundo inteiro. Seu livro de estréia The Thomas Berrynan Number ganhou o Edgar Award de melhor romance policial. O autor iniciou então uma série de best-sellers, incluindo os seis livros com o personagem Alex Cross, um detetive-psicólogo. Antes de se tornar um escritor em tempo integral, Patterson trabalhou na área de Publicidade por muitos anos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top