A história real que originou o filme com Forest Whitaker e Oprah Winfrey.

Título: O Mordomo da Casa Branca
Autor: Wil Haygood
Páginas: 192
Ano: 2013
Editora: Novo Século
Avaliação: 4/5 estrelas
Sinopse: O livro que originou a megaprodução cinematográfica com Forest Whitaker, Oprah Winfrey, Robin Williams, John Cusack e Cuba Gooding Jr. Wil Haygood, jornalista do Washington Post, escreveu, durante a eleição de Obama, uma série de artigos sobre Eugene Allen, mordomo negro que serviu a oito presidentes, de Truman a Reagan. Um símbolo de como os negros estiveram tão próximo, e ao mesmo tempo, tão distante do poder no período da segregação racial. Antes de falecer Eugene Allen se orgulhou de ver a posse do primeiro presidente negro dos Estados Unidos da América. Hoje, além do filme que liderou as bilheterias, a história ganhou as páginas deste livro que emocionará milhões de pessoas.

✖✖✖

Esse livro foi prêmio de um concurso cultural em que participei e que, na verdade, não esperava ganhar. Mas quando saiu o resultado eu fiquei me perguntando porque eu havia participado, já que esse não é o meu tipo de leitura habitual. Mal sabia o quão apaixonado eu ficaria por essa história.

A retratação da vida do mordomo e o orgulho em ser um simples e humildade mordomo, ser Eugene Allen é incrivelmente encantador. A obra é divida em três partes, na primeira começamos a conhecer um pouco da vida do mordomo. Tanto sua vida particular, quanto sua vida profissional encantam o leitor página à página.
Um jovem rapaz [...] que testemunhara o tumulto e a glória da mudança a partir de uma posição única, que cruzara de um século a outro trabalhando para oito presidentes.
O mordomo e sua história ficou tão famosa que originou um filme dirigido Lee Daniels, protagonizado por Forest WhitakerOprah Winfrey. E a segunda parte do livro fala justamente como foram as gravações, as principais dificuldades de se produzir um filme deste com um o orçamento bem baixo e sobre a escolha dos atores. Ainda não tive a oportunidade de ver ao filme, mas pretendo assisti-lo em breve.

E a terceira parte do livro trata um pouco da vida dos presidentes na qual o Eugene trabalhou. Foram no total oito presidentes e cada um deles teve um marco diferente na vida do mordomo.
Lembrou-se de ter cumprimentado todos os presidentes para os quais trabalhara, e de passar noites na Casa Branca quando o clima impedia de voltar para casa.
Se não fosse maravilhoso conhecer a história de Eugene por palavras maravilhosamente narradas por Wil, a editora Novo Século nos traz uma edição cheio de fotos do Eugene, de seus familiares e claro, do trabalho.  Além dessa edição toda especial, o livro conta também com folhas amarelas, orelhas, acabamento preto por dentro e margem, letras e espaçamento do tamanho adequado. Além da narrativa do Wil que é bem clara e direta, sempre incluindo detalhes preciosos para o decorrer da leitura.

Esse livro prova que na humildade de um mordomo, podemos enxergar a grande responsabilidade que este mesmo carregou. Eugene Allen é simplesmente fantástico, você precisa conhecê-lo!

✖✖✖

Wil Haygood é jornalista e escritor. Seu artigo Um mordomo bem servido por essa eleição, capa do Washington Post em 7 de novembro de 2008, na ocasião da eleição de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos, inspirou a história do filme O Mordomo da Casa Branca.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top